terça-feira, 3 de novembro de 2009

40 anos de internet. E como estamos?



Desde a Arpanet (1969) até hoje, a internet cresceu e se modificou. As formas de fruição do meio se ampliaram e a web, como conhecemos hoje, se transformou em uma grande casa; onde a aérea física é irrelevante, as paredes não existem e os laços se ampliaram e se reforçaram.
O projeto passou do militar, para o acadêmico e (talvez) para o comercial. Hoje a vida virtual é uma opção, e que quem a imerge dificilmente se arrepende ou se encontra só. A internet trouxe finalmente o que chamaram a muito tempo de Globalização. Amigos a redor do mundo são normais agora, em sua cartela de contatos seguem desde seu vizinho até o japonesinho que você conheceu no chat. E o mais engraçado, muitas vezes os mais distantes são os mais próximos em laço, os mais amigos e os mais confiáveis (ou não).
O espaço físico se encurtou e o tempo se alterou. Hoje o espaço é ilusório, imperceptível e insignificante. A informação navega em tempo real. E a comunicação foi ampliada, e o sentido de comunicar foi modificado e re-significado.
Nade de novo, para nós, eu sei! Mas é importante, às vezes refletirmos como tudo era feito. E como uma primeira mensagem transmitida há 40 anos, modificou o nosso jeito, o nosso meio e a nossa sociedade. Criou uma nova geração (Y), criou um novo sistemas de relacionamento, ampliou nosso autoconhecimento, e nos possibilitou entender nosso lugar no mundo e acima de tudo na nossa vida; aproximou os desejos/sonhos e exibiu um caminho.
Muitas pessoas falam que a internet distorceu o ‘mar-de-informação’ que temos hoje – muita informação: superficial -, mas é isso mesmo? É a internet o grande monstro da história? O homem faz suas escolhas, antes você tinha uma mar-de-livros na biblioteca (e ainda tem), isso tornava cada livro superficial? Ou é da sua própria escolha, se aprofundar ou não?

2 comentários:

  1. E viva à Inertnet, essa senhora tão simpatica! Como dizem: a vida começa as 40, fico a imaginar oque mais essa senhora poderá nos proporcionar daqui a alguns anos, ou talvez, daqui a alguns meses. Tudo evolui tão rapidamente hoje em dia! Mas, só sei que essa senhora é foda!!! \0

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que ela existem, me ajuda muitas vezes a viajar para lugares que ainda não tive oportunidade de ir

    ResponderExcluir